Webinar na VIII Semana de Geofísica

Posted on Posted in Sem categoria

Nesta edição da Semana de Geofísica, teremos um webinar de José M. Carcione com o tema Geophysical modeling for oil exploration and the environment (Modelagem geofísica para exploração de petróleo e meio ambiente).  Segue, a seguir, um resumo do Webinar.

“O uso de modelagem de onda e inversão para a interpretação das características das rochas e das formações geológicas requer o entendimento da relação entre atributos sísmicos e propriedades das rochas. Em particular, na exploração reservatórios de petróleo e gás, é importante predizer a porosidade, a presença de fluidos (tipo e saturação), a direção preferencial de fluxo (anisotropia), presença anormal de pressão nos poros (sobrepressão), etc. Essas propriedades microestruturais e as condições in-situ das rochas podem ser obtidas, em princípio, por atributos sísmicos, usando equações constitutivas realísticas.

Essa aula discorrerá brevemente a física e simulação da propagação de ondas em meios anisotrópicos, anelásticos e porosos, incluindo a analogia entre ondas acústicas (no sentido amplo) e ondas eletromagnéticas. A ênfase é nas aplicações geofísicas para a exploração sísmica, mas pesquisadores na área de sismologia de terremoto, físicas das rochas e ciência dos materiais – incluindo muitas subáreas da acústica dos fluidos e dos sólidos (acústicas de materiais, teste não destrutivos, etc.) – podem também achar essa apresentação útil. Eu ilustro o uso da modelagem sísmica, ultrassônica e eletromagnética com uma breve explicação de algoritmos numéricos para o cálculo de campos de onda, incluindo aplicações nas áreas de prospecção geofísica, sismologia, ciências ambientais e física das rochas.

A maior parte das técnicas numéricas foi desenvolvida recentemente. Por exemplo, a solução da equação de onda poro-viscoelásticas para sísmica de reservatório e o método de decomposição em domínios para propagação de onda no assoalho oceânico. As aplicações incluem avaliação do conteúdo de hidrato de metano, técnicas de upscaling, detecção de sobrepressão, propagação em permafrost, exploração da crosta profunda da Terra, sísmica de lapso no tempo para monitoramento de sequestro de dióxido de carbono, estabilidade de poços, mecanismo de perda mesoscópica em rochas, aplicações em geo-radas e prospecção na Terra com ondas eletromagnéticas de baixa frequência.”

Sobre o autor:

José M. Carcione nasceu em Buenos Aires, Argentina. Recebeu seu diploma de Licenciado em Ciencias Físicas (Licenciado em Ciências Físicas) pela Universidade de Buenos Aires em 1978, o diploma de Dottore in Fisica (Doutor em Física) pela Universidade de Milão em 1984 e Ph.D em Geofísica pela Universidade de Tel-Aviv em 1987. Atualmente, é Diretor de Pesquisa no Istituto Nazionale di Oceanografia e di Geofisica Sperimentale – INOGS (Instituto Nacional de Oceanografia e de Geofísica Experimental) em Trieste. Carcione publicou mais de 250 artigos de jornais revisados em pares em modelagem numérica  acústica e eletromagnética com aplicações em exploração de petróleo e geofísica ambiental. É autor de três edições do livro Wave fields in Real Media Theory and numerical simulation of wave propagation in anisotropic, anelastic, porous and electromagnetic media (Teoria de Campos de Onda em Meios Reais e simulações numéricas da propagação de onda em meios anisotrópicos, anelásticos, porosos e eletromagnéticos) e coautor de Arqueo-geofísica: Una metodología interdisciplinaria para explorar el pasado (Arqueo-geofísica: uma metodologia interdisciplinar para explorar o passado) e Seismic exploration of hydrocarbons in heterogeneous reservoirs: New theories,  methods and applications (Exploração sísmica de hidrocarbonetos em reservatórios heterogêneos: Novas teorias, métodos e aplicações). Atualmente, é membro da GEV04-VQR  2011-2014.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *