Mesa Redonda

VIII Semana de Geofísica

 

TEMA: A PERSPECTIVA DO MERCADO DE TRABALHO EM GEOFÍSICA

Na oitava edição da Semana de Geofísica da Universidade Federal da Bahia, após consulta aos estudantes, a comissão organizadora escolheu como tema da mesa redonda deste ano a “A Perspectiva do Mercado de Trabalho em Geofísica”. O tema foi escolhido devido à atual situação do país e às dificuldades que têm sido encontradas na área.

Na mesa, teremos membros das principais empresas que contratam Geofísicos que irão discutir sobre a atual situação do mercado e quais são as expectativas para o futuro. Os pontos que serão abordados serão os seguintes: De que forma a atual crise financeira e política influencia o mercado de trabalho em Geofísica? Existem expectativas para novos projetos e novas pesquisas na área? Isto acarretaria em novas oportunidades de trabalho? Quais as chances de recém-formados conseguirem ingressar em uma empresa nos dias de hoje?

Teremos também a presença de professores que trabalharam em empresas e hoje trabalham na academia, para tratar sobre as diferenças e condições de trabalho nas duas áreas. Teremos também a participação de um membro de uma empresa estrangeira, para tratar sobre as diferenças entre o mercado de trabalho no Brasil e o mercado de trabalho internacional.

O tema é de suma importância para o cenário atual da Geofísica e é um momento muito oportuno para tal destaque. Para esta discussão, foram convidados à mesa membros da indústria e da academia para cada um dar o seu ponto de vista em relação a este assunto.

A mesa será composta por:
– Ildeson Prates (ANP) – Especialista em Geologia e Geofísica da Agência Nacional do Petróleo (ANP), graduado em Geofísica pela UFBA;
– Caio Lira Fontes – Geofísico da Marinha Brasileira, graduado em Geofísica pela UFBA;
– Rodrigo Soares (CPRM) – Pesquisador em Geociências no Serviço Geológico do Brasil (CPRM), graduado em Geofísica pela UFBA;
– Membro não informado da CGG;
– A confirmar;
– A confirmar;
– Odette Caroline – Aluna de Doutorado que representará a Graduação e a Pós-Graduação em Geofísica na Mesa Redonda;
– Rafael Manenti (UFBA) – Mediador – Estudante de Doutorado da Pós-Graduação em Geofísica e ex-vice-presidente do Capítulo Estudantil de Geofísica da EAGE (UFBA Student Chapter).