Palestras

IX Semana de Geofísica

proe

 

 

ATENÇÃO: Todas palestras ocorrerão no do Instituto de Geociências da UFBA (IGEO), no auditório Yêda.

 

 

Palestra D1-P1: Fundamentos da Inversão Geofísica

Palestrante: Wilson Figueiró (UFBA)

Data: 15/10 às 14:00h

Resumo:

A resolução do problema inverso consiste na estimativa de valores de parâmetros de estruturas (representadas por modelos), não acessíveis à observação direta, utilizando-se dados que são, por instrumentos de aquisição, diretamente medidos. Na geofísica, tais modelos representam características físicas do planeta Terra de interesse científico ou exploratório tanto do corpo inteiro da Terra quanto de regiões geológicas próximas à superfície. Os parâmetros do modelo e os dados devem possuir algum relacionamento físico que seja passível de expressão matemática na forma de equações de caráter contínuo ou discreto que admitam, ou não, linearização. Na busca de solução para tais equações são usados métodos computacionais que podem: ser diretos ou iterativos, ter abordagem determinística ou probabilística, e ser de escopo local ou global. Seja qual for a natureza do problema inverso, questões relativas à: existência, unicidade e estabilidade da solução sempre se apresentam.

 

Palestra D1-P2: “O poço testou Petróleo. O quê fazer agora? Uma avaliação de seus resultados”

Palestrante: Geraldo Girão (UFBA)

Data: 15/10 às 15:00h

Resumo: será discutido o seguinte: após a perfuração, perfilagem e completação do poço, quais a etapas, ou providências, a serem realizadas para uma avaliação dos resultados econômicos do tempo de vida útil do poço.

 

Palestra D1-P3: Integração de métodos geofísicos para investigação de problemas geotécnicos

Palestrante: Marco Botelho (UFBA)

Data: 15/10 às 16:00h

Resumo: Em breve…

 

Palestra D2-P1: “Um Geólogo em Marte”

Palestrante: Michael Holz (UFBA)

Data: 16/10 às 14:00h

Resumo: Em breve…

 

Palestra D2-P2: “Geofísica em Marte na Busca de Recursos para a Primeira Expedição Humana”

Data: 16/10 às 15:00h

Palestrante: Paulo Augusto Vidigal (UFBA)

Resumo: Será apresentado os planos da NASA e da ESA com relação a levar o homem a Marte e as principais características do primeiro robô geofísico a explorar o planeta vermelho.

 

Palestra D2-P3: Análise de Parâmetros Elétricos e de RMN na Caracterização Petrofísica de Amostras de Rocha

Palestrante: Joelson Batista (UFBA)

Data: 16/10 às 16:00h

Resumo: A caracterização petrofísica, em escala laboratorial de testemunhos de perfuração, foi obtida por meio de medições elétricas realizadas em amostras saturadas com soluções de NaCl para seis diferentes salinidades. Estes dados petrofísicos foram comparados com medidas de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), o que resultou numa estimativa qualitativa e quantitativa de parâmetros petrofísicos importantes.

 

Palestra D3-P1: Geofísica Aplicada a Estudos Ambientais

Palestrante: Maximilian Fries (SBGf)

Data: 17/10 às 14:00h

Resumo: Serão abordados estudos de caso onde a geofísica foi aplicada em diferentes contextos rasos ambientais/geotécnicos. O enfoque principal consiste em apresentar aos acadêmicos a importância do conhecimento geológico/estrutural e do planejamento prévio na condução de uma campanha de campo. Estes elementos, aliados a um processamento consistente, conduzirão a uma otimização e melhor caracterização dos alvos de interesse.

 

Palestra D3-P2: FWI: challenges and good practices for real data

Palestrante: Daniela Donno (CGG)

Data: 17/10 às 15:00h

Resumo: Recent advances in velocity model building technology now allow high-resolution models to be built using processes such as full waveform inversion (FWI), which leverages the low frequencies from a broadband data acquisition to build detailed models from simple starting models. After a brief recap of FWI and its challenges with real data, we present some effective quality controls and good practices that allow getting a reliable result when applying this technology to real data.

 

Palestra D3-P3: Institucional da SBGf

Palestrante: Maximilian Fries (SBGf)

Data: 17/10 às 16:00h

Resumo: O objetivo é introduzir aos acadêmicos as atuais frentes de atuação da sociedade e as diferentes atividades que vem sendo realizadas para os sócios membros. A importância da participação desde os primeiros anos de graduação como networking fundamental na vida profissional do futuro geofísico a partir das próprias vivências do pesquisador que participa ativamente desde sua graduação consistem o tema central da palestra.

 

Palestra D4-P1: Geofísica Rasa Aplicada aos Estudos da Plataforma Continental

Palestrante: Ricardo Piazza (UFBA)

Data: 18/10 às 14:00h

Resumo: A palestra irá focar nos estudos de geoacústica submarina aplicada a regiões submersas, costeiras e de plataforma. Serão mostrados exemplos de estudos de geofísica rasa e possibilidades de atuação. Outro ponto a ser destacado é a aplicação nos estudos geológicos/estratigráficos e das mudanças climáticas no Quaternário que causam/causaram variações relativas do nível do mar e com consequência alterações nos padrões sedimentares/estratigráficos. Ao final teremos condições de agregar informações relevantes para estudos e intervenções nos ambientes submersos rasos – foco da palestra – e área crescente de atuação profissional do geofísico.

 

Palestra D4-P2: Integração de Dados Geofísicos e Sensoriamento Remoto na Geologia 

Palestrante: Danilo Melo (UFBA)

Data: 18/10 às 15:00h

Resumo: Em breve…

 

Palestra D4-P3: A importância da análise petrosísmica nos trabalhos de interpretação 

Palestrante: Marco Schinelli (Petrobrás)

Data: 18/10 às 16:00h

Resumo: Em breve…

 

Palestra D5-P1: Panorama do Programa de Pós-Graduação de Geofísica da UFBA

Palestrante: Amin Bassrei (UFBA)

Data: 19/10 às 14:00h

Resumo:

Em 1969 foi criado na UFBA o então PPPG – Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Geofísica, de caráter interdisciplinar, envolvendo professores de diversos departamentos dos Institutos de Física e de Geociências. O PPPG englobava a pós-graduação em Geofísica a pesquisa em Geofísica e Geologia. Em 4 de março de 1997 o Conselho Universitário da UFBA criou o CPGG – Centro de Pesquisa em Geofísica e Geologia na categoria de órgão suplementar vinculado à Reitoria da UFBA. Com a extinção do PPPG, o curso de pós-graduação passou a ser chamado de PPGEOF – Programa de Pós-graduação em Geofísica. O PPGEOF tem duas áreas de concentração: Geofísica Aplicada e Oceanografia Física. As linhas de pesquisa do PPGEOF são: (i) Geofísica de Exploração de Petróleo, (ii) Geofísica de Exploração de Água Subterrânea, (iii) Geofísica Aplicada à Exploração Mineral e Estudos Crustais, (iv) Geofísica Isotópica e Ambiental, (v) Propriedades Físicas de Rochas, (vi) Oceanografia Costeira e Estuarina e (vii) Oceanografia de Meso e Larga Escala. No que tange à formação de pessoal, o mestrado iniciou em 1969 e primeira dissertação foi defendida em 1972. Entre 1972 e outubro de 2018 foram defendidas 286 dissertações. Já o doutorado que iniciou em 1972, teve a primeira tese foi defendida em 1978, e entre 1972 e outubro de 2018 foram defendidas 82 teses. Como todo programa de pós-graduação do país, o PPGEOF é avaliado pela CAPES, e na avaliação quadrienal (2013 a 2016) manteve a nota 4.

 

Palestra D5-P2: Aprendizado de Máquina para Geofísicos

Palestrante: Daniel Araújo (CPRM)

Data: 19/10 às 15:00h

Resumo: Atualmente em voga, técnicas de Aprendizado de Máquina vem sendo utilizadas para os mais diversos ramos do conhecimento, que vão desde a identificação de tumores em imagens até o uso de carros autônomos. Na geofísica, graças ao enorme volume de dados disponíveis, o uso dessas técnicas vem se tornando cada vez mais comum, e a compreensão destas acaba por se tornar essencial para o profissional da área. De uma forma prática e lúdica, esta palestra tem como objetivo introduzir a plateia à noção (prática) de processamento numérico de dados e de imagens, bem como o uso de algoritmos mais populares do domínio de processamento de imagens, suas ferramentas e as aplicações mais imediatas à geofísica.

 

  • HORÁRIOS

pro

 

 

 

 

 

Clique aqui e saiba como realizar a sua inscrição.